TV Justiça
Ponto Jus Twitter YouTube
TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Notícias
Agricultura de peso
Programação
 | 06/11/2015 - 14:17

Nesta semana o programa traz informações sobre agricultura familiar no Brasil. O Meio Ambiente por Inteiro esclarece, por exemplo, que propriedades rurais se encaixam nesse tipo de atividade que garante mais da metade da produção de alimentos no país e abastece milhões de brasileiros. Saiba que há normas em relação a essa atividade e, também, programas para estimular as famílias a realizar o trabalho no campo. Conheça histórias de pais e filhos que se sentem felizes e realizados em cultivar a terra e ajudar a fazer nascer frutas, verduras, legumes, hortaliças e grãos.

O nome, de certa forma, já diz o que é a agricultura familiar. A expressão é utilizada quando numa propriedade integrantes de uma mesma família se unem para cultivar um ou diversos produtos. Isso é muito comum, principalmente na região Nordeste, mas é facilmente encontrado em todos os cantos do país. O programa mostra que há legislação sobre o tema. “A lei trouxe o reconhecimento da categoria em si e, com isso, a política nacional voltada para a agroecologia, para o agricultor e para o homem do campo. Existem ainda políticas de financiamento para esses agricultores, por meio das quais eles têm acesso ao crédito e conseguem desenvolver melhor sua atividade”, explica o advogado Valério Dutra, da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).

A equipe do Meio Ambiente por Inteiro percorreu algumas propriedades rurais no Distrito Federal onde pai, mãe e filho trabalham unidos. Eles tiram o necessário para a subsistência e comercializam o restante. Uma história emocionante é da dona Ivone Ribeiro Machado, que era caminhoneira. Você vai conhecer, também, dona Lindaci Maria dos Santos, que mudou de atividade. A ex-diarista não se arrepende do novo desafio.

Não perca.

Exibições:

Inédito: 07/11, às 20h.

Reapresentações: 08/11, às 8h; 09/11, às 18h; 10/11, às 10h; 11/11, às 12h30; e 12/11, às 12h.