TV Justiça
Ponto Jus Twitter YouTube
TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Notícias
O legado do ministro, magistrado e professor Rodrigues Alckmin
Programação
 | 11/03/2016 - 17:02

O documentário Tempo e História – Grandes Juristas do STF apresenta, nesta semana, a trajetória profissional do ministro do Supremo Tribunal Federal Rodrigues Alckmin. Por meio do depoimento de juristas, familiares e do autor da biografia do ministro, a série revela aspectos marcantes da vida do homem que, desde cedo, tinha o sonho de se tornar juiz.

Natural de Guaratinguetá, estado de São Paulo, José Geraldo Rodrigues de Alckmin nasceu em 1915. Em 1937 formou-se em Direito pela tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ingressou na magistratura em 1940 e, desde então, deu início à carreira de sucesso no Judiciário paulista que o levou a ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Antes de ser nomeado ao STF, em 1972, Rodrigues Alckmin foi desembargador, presidiu o extinto Tribunal de Alçada de São Paulo, foi corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça paulista e professor de Direito Processual. Era considerado um humanista e teve uma posição de vanguarda na década de 70. Como relator da Comissão de Reforma do Judiciário, fez um diagnóstico da Justiça na época, e foi o responsável pela implementação de propostas que só foram concretizadas anos depois da sua morte, em 1978.

Ele redigiu o projeto de criação da LOMAN – Lei Orgânica da Magistratura Nacional, de 79, e indicou a criação do Conselho Nacional de Justiça – o CNJ, que só saiu do papel com a aprovação da emenda nº 45, conhecida como Reforma do Judiciário, em dezembro de 2004. Rodrigues Alckmin também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral.

Conhecido como uma pessoa aberta ao diálogo, elegante nos gestos e com um amor incondicional pelo trabalho e pela Justiça, os entrevistados contam que o ministro era bem humorado e prezava o convívio familiar. Católico praticante, a religião estava entre as suas maiores convicções. Rodrigues Alckmin faleceu em novembro de 1978, no exercício do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Exibições:

Inédito: 13/03, às 21h30.